Foco e Escopo
Desde que foram lançados (1969), os Cadernos do CEAS buscam discutir criticamente temas diversos, que se relacionam com questões sociais, sempre na perspectiva de analisar a realidade brasileira em sua inserção internacional, apontando as iniciativas das classes trabalhadoras como caminho para a superação das situações de opressão e dos seus traços mais perversos, com o resgate da gigantesca desigualdade social que torna o Brasil um caso único e extremo entre os países industrializados.
A qualificação acadêmica da revista será acompanhada do propósito de ir ao encontro de novos leitores e acolher em suas páginas indistintas gerações de intelectuais (novos e consagrados). Enfim, reafirma-se, aqui, a linha editorial comprometida com leituras críticas da realidade e aberta à discussão das novas temáticas colocadas pela dinâmica social, assegurando aos Cadernos o espaço e respeito com os quais sempre contou.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os Cadernos do CEAS contam com um grupo de avaliadores de alto nível acadêmico, aos quais se submetem os originais, de modo duplo cego. O processo de seleção envolve, pelo menos, dois avaliadores, e é feito por via eletrônica, iniciando-se com o parecer de um dos membros do Conselho Editorial ou de um parecerista ad hoc, a quem compete indicar a adequação ou não da matéria submetida ao escopo da revista.
Periodicidade
Semestral em 2015. Quadrimestral a partir de 2016.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Os Cadernos do CEAS adotam o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba Mais...
TEMAS JÁ PUBLICADOS
Em preparação.