POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO E A OFERTA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO CAMPUS SENHOR DO BONFIM-BA

Thaline Teixeira Novaes Carneiro, Katia Siqueira de Freitas, Antônio Amorim

Resumo


O objeto do estudo foram as condições e a qualidade de oferta do curso médio integrado do Instituto Federal Baiano no Campus IF Baiano/Senhor do Bonfim-BA, realizado a partir da Política de Educação Profissional e Tecnológica de 2004. Foram verificadas condições operacionais e físicas, oferta de disciplinas, questões pedagógicas e qualificação dos professores. O objetivo foi identificar as condições físicas, técnicas e pedagógicas do campus para a oferta desse curso considerando os pressupostos e objetivos da Política vigente. Foram examinados documentos oficiais do Instituto Federal Baiano, a legislação referente à Política de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, correspondente aos anos de 2004-2014. O referencial teórico usou a literatura nacional e contribuições de autores como Mészaros e Ball e outros. A metodologia foi qualitativa, exploratória, mediante estudo de caso único, incluindo análise documental e de conteúdo. Quatro gestores responderam a um questionário aberto com quatorze questões. A análise dos dados indicou que as condições físicas de oferta do curso são positivas, assim como a qualificação dos sessenta e dois docentes, dos quais trinta são mestres, dezesseis doutores, treze especialistas. O exame dos dados demonstrou que o curso apresenta carga horária de disciplinas da área técnica de acordo com a política, mas reduzida em relação aos anos anteriores à implantação da atual política, muito embora a escola esteja dotada de unidades educativas bem estruturadas para atender aos conteúdos teóricos do currículo. São necessários a avaliação de satisfação da comunidade escolar e o acompanhamento dos seus egressos no mundo do trabalho.

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DOI: http://dx.doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n236.p125%20-%20149

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Cadernos do CEAS: Revista Crítica de Humanidades
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