DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE: CONSIDERAÇÕES SOBRE A POLÍTICA AMBIENTAL DO BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (BNDES)

Juliana Ferreira Romeiro

Resumo


A política de desenvolvimento brasileiro ganha novamente à importância do Estado como agente central nos anos 2000. Se durante a década de 1980 tem-se a hegemonia da política de livre mercado, o período atual é marcado pela inserção do país em escala internacional frente de novos arranjos políticos-institucionais internos. Para atender a esses novos arranjos, emergem instituições públicas responsáveis por promover setores considerados estratégicos para o país, mas que trazem grandes consequências socioambientais, como o agronegócio, mineração, extração do petróleo e infraestrutura. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) se consolida como um dos instrumentos mais importantes desse período. E ao mesmo tempo em que crescem as denúncia de violações de direitos humanos e impactos ambientais em projetos financiados pelo Banco, a instituição passa também a evocar claramente a temática ambiental em diferentes escalas. Desta forma, este trabalho tem o objetivo fazer algumas considerações sobre o papel do Banco na inserção da economia brasileira no capitalismo internacional e refletir sobre a crescente problemática que envolve sua política ambiental e de entorno de grandes projetos.

Texto completo:

PDF

Referências


BRENER, N; PECK, J; THEODORE, N. Após a Neoliberização? Cadernos Metropolis, São Paulo, v. 14, n. 27, pp. 115-39- jan/jun 2012.

BUGIATO, C. “O papel do BNDES no financiamento dos negócios da burguesia interna brasileira.” 37º Encontro Anual da ANPOCS. Anais, 2013.

BORGES, C. “Desenvolvimento para as pessoas? O Financiamento do BNDES e os Direitos Humanos”. Conectas, 2014.

BORGES, C. A proteção dos direitos humanos e do meio ambiente no financiamento do desenvolvimento: tendências globais, visões emergentes e desafios para o fortalecimento da Política Socioambiental do BNDES. In Política Socioambiental do BNDES: Presente e Futuro. Brasília. Instituto de Estudos Socioeconômicos, 2015. P. 23-54.

BRANDÃO, C. A Busca da Utopia do Planejamento Regional. Curitiba: Revista Paranaense de Desenvolvimento, 2011, n 120. P. 17-37.

CARDOSO, A; PIETRICOVSKY, I; BEGHIN, N. Política socioambiental do BNDES: da saída pela tangente à busca de soluções compartilhadas. In Política Socioambiental do BNDES: Presente e Futuro. Brasília. Instituto de Estudos Socioeconômicos, 2015. P. 135- 150.

CARDOSO, A. A Política de Atuação no Entorno de Projetos do BNDES: no entorno dos problemas e das soluções. In Política Socioambiental do BNDES: Presente e Futuro. Brasília. Instituto de Estudos Socioeconômicos, 2015. P. 151- 175.

GUDYNAS, E. El Nuevo Extractivismo Progresista em America del Sur: Tesis Sobre Um Viejo Problema Bajo Nuevas Expressiones. In Colonialismo del Siglo XXI: Negocios extractivos y defensa del território em América Latina. Varios Autores. Icaria Editorial, Barcelona, junho de 2011. P. 75- 92

HIRT, C. A territorialidade do capitalismo brasileiro: um olhar a partir do BNDES. Anais do Encontro Nacional da Associação de Planejamento Urbano E Regional, 2013. Disponível em: http://www.anpur.org.br/revista/rbeur/index.php/anais/article/view/4361

HIRT, C. Implicações Territoriais dos Projetos Financiados pelo BNDES: De que Desenvolvimento Estamos Falando? Anais. XVI Encontro Nacional de Geógrafos, Porto Alegre, 2010. Disponível em: www.agb.org.br/evento/download.php?idTrabalho=4233

FILGUEIRAS, L. A Natureza do atual padrão de desenvolvimento brasileiro e o processo de desindustrialização. In: Castro, Ines. Novas Interpretações desenvolvimentistas. E- Papers. Rio de Janeiro, 2013. P. 371- 451

PAULANI, L. Acumulação sistêmica, poupança externa e rentismo: observações sobre o caso brasileiro. Estudos Avançados, v. 27. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013. P. 237- 261.

VAINER, C. Recursos Hidráulicos: questões sociais e ambientais. In Estudos Avançados: Dossiê Energia. Universidade de São Paulo, Instituto de Estudos Avançados, V. 12, nº 59, Abril de 2007.

VAINER, C. BNDES: o Banco, o Território e o Meio Ambiente. Anais do Encontro Nacional da Associação de Planejamento Urbano E Regional, 2013. Disponível em: http://www.anpur.org.br/revista/rbeur/index.php/anais/article/view/4678/4569




DOI: http://dx.doi.org/10.25247/2447-861X.2016.n237.pp.%20273-293

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Cadernos do CEAS: Revista Crítica de Humanidades
CEAS | UCSal | UNICAP
PPG em Políticas Sociais e Cidadania
Av. Cardeal da Silva, 205 – Federação.
CEP. 40231-902, Salvador, Bahia, Brasil.
E-mail: cadernosdoceas@gmail.com
ISSN (online): 2447-861X 

 

INDEXAÇÃO/DIVULGAÇÃO

Bases de Dados/Diretórios

  |  | 

 

Portais

 |   |

 

Filiação/Suporte Técnico/Identificador

 |  | 

 

Plataforma

 

Redes Sociais