DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE RELIGIOSA: NOTAS DE PESQUISA

Mailson Fernandes Cabral de Souza

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar um breve itinerário da relação entre direitos humanos e diversidade religiosa no Brasil, a partir do recorte estabelecido na nossa pesquisa de mestrado sobre o discurso político do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa (CNRDR). A discussão se situará na reflexão sobre as controvérsias e polêmicas em torno da liberdade religiosa no país, tendo como propósito entender como se dá a relação entre religião e espaço público no cenário brasileiro. Serão apresentados alguns dos principais aspectos dessa relação que foram observados no discurso do CNRDR. Tendo como marco teórico-metodológico da pesquisa a Análise do Discurso de linha francesa, foi possível perceber, no discursivo do comitê, que a relação entre direitos humanos e diversidade religiosa se dá por meio de uma dinâmica de contradição e de complementaridade, o que trouxe à evidência que o CNRDR não possui um conceito de diversidade religiosa estabelecido. Apesar disso, essa noção, heterogênea e aberta, permite a inserção da religião no âmbito das políticas públicas. Sob esse viés, a diversidade religiosa pode representar um gesto de leitura para a compreensão dos embates ideológicos que acontecem na relação entre religião e política no espaço público brasileiro.


Palavras-chave


Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa. Espaço público. Análise do Discurso de linha francesa.

Texto completo:

PDF/A

Referências


AMORIM, Felipe. Nº de denúncias de intolerância religiosa no Disque 100 é maior desde 2011. UOL Notícias, Brasília, 21 jan. 2016. Disponível em: . Acesso em: 16/02/2016.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

______. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 31 jan. 2014. Seção 1, p. 3.

CAMURÇA, Marcelo. Ciências Sociais e Ciências da Religião: polêmicas e interlocuções. São Paulo: Paulinas, 2008.

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

ORLANDI, Eni P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1996.

______. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2001.

______. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas: Pontes, 2004.

PÊCHEUX, Michel.; FUCHS, Catherine. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas (1975). In: GADET, F; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997. p. 163-252.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da UNICAMP, 2014.

SANT’ANNA. Emílio. A cada 3 dias o governo recebe uma denúncia de intolerância religiosa. Folha de São Paulo, São Paulo, 27 jun. 2016. Disponível em: .

SANTOS, Boaventura de Sousa. Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2014.

SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Diversidade religiosa e direitos humanos. Brasília: Editora União Planetária, 2013.

SOUZA, Mailson Fernandes Cabral. Religião e espaço público: o discurso político do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa. 104p. [Dissertação de mestrado em Ciências da Religião]. Universidade Católica de Pernambuco, 2017.

SOUZA, Mailson Fernandes Cabral; ARAGÃO, Gilbraz Souza. Se não cabe ao Estado definir um conceito de religião, o que é um crime de intolerância religiosa? Uma análise discursiva. In: SILVA, D. S.; SILVA, F. V. (Org.). Pêcheux e Foucault: caminhos cruzados na Análise do Discurso. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017, v. , p. 61-78. Disponível em: . Acesso em 18/05/2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.25247/2447-861X.2017.n241.p519-535

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Cadernos do CEAS: Revista Crítica de Humanidades
CEAS | UCSal | UNICAP
PPG em Políticas Sociais e Cidadania
Av. Cardeal da Silva, 205 – Federação.
CEP. 40231-902, Salvador, Bahia, Brasil.
E-mail: cadernosdoceas@gmail.com
ISSN (online): 2447-861X 

 

INDEXAÇÃO/DIVULGAÇÃO

Bases de Dados/Diretórios

  |  | 

 

Portais

 |   |

 

Filiação/Suporte Técnico/Identificador

 |  | 

 

Plataforma

 

Redes Sociais