OS ATAQUES À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ATUALIDADE

Nivia Barreto dos Anjos

Resumo


Este artigo retrata os ataques que a Educação Profissional enfrenta na atualidade. Seu objetivo geral é demonstrar que a Rede Federal de Educação Profissional, por protagonizar um projeto político pedagógico inovador, incomoda certos atores da hegemonia capitalista e por isso é alvo de ataques nos tempos atuais. Indica que a Rede IF aponta para o desenvolvimento da ciência, da educação, da cultura e do pensamento crítico; sinaliza a intenção do neoliberalismo em “colocar em xeque” a existência e a funcionalidade dos Institutos Federais como espaços de produção e socialização do conhecimento. Reafirma a Política de Educação Profissional como um direito social que precisa ser fortalecido para enfrentar os ditames e a brutalidade do capital, direito este fruto de muitas lutas sociais, e que hoje incomoda aos detentores do capital, por sinalizar uma cidadania crítica e uma educação socialmente referenciada.


Palavras-chave


Educação Profissional. Institutos Federais. Capitalismo.

Texto completo:

PDF/A

Referências


ALMEIDA, Ney Luis Teixeira de; RODRIGUES, Maria Cistina Paulo. O Campo da Educação na Formação Profissional em Serviço Social. In: PEREIRA, Larissa Dahmer; ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de (Org.). Serviço Social e Educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Lumen Juris; Rio de Janeiro, 2012.

ALMEIDA, Ney Luis Teixeira de Almeida. A Política de Educação no Brasil no Contexto de Superexploração da Força de Trabalho. In: MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro; ALMEIDA, Ney Luis Teixeira de. I Seminário Internacional de Serviço Social na Educação e V Fórum de Serviço Social na Educação: Educação e Serviço Social no Contexto de Crise do Capital. Franca: UNESP – FCHS, 2019. E-book.

ANJOS, Nívia Barreto dos. O Lugar da Educação Profissional na Garantia do Direito. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v.1, n. 18, jan.- jun.2020.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 dezembro de 2008.

CALDAS, Luiz. A Formação de Professores e a Capacitação de Trabalhadores da EPT. In: PACHECO, Eliezer (Org). Institutos Federais Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Fundação Santillana; São Paulo: Editora Moderna, 2011.

FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de Interpretação Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

FERNANDES, Lígia da Nóbrega; OLIVEIRA, Cirlene Aparecida Hilário da Silva. Indicativos da Precarização do Trabalho de Assistentes Sociais nos IFET´S a partir dos Revesses do Mundo do Trabalho. In: MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro e ALMEIDA, Ney Luis Teixeira de. I Seminário Internacional de Serviço Social na Educação e V Fórum de Serviço Social na Educação: “Educação e Serviço Social no Contexto de Crise do Capital”. Franca: UNESP – FCHS, 2019. E-Book.

HARVEY, David. A Loucura da Razão Econômica: Marx e o capital do século XXI. Trad. de Artur Renzo. São Paulo: Boitempo, 2018.

IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social, “questão social” e trabalho em tempo de capital fetiche. In: RAICHELIS, Raquel; VICENTE, Damares; ALBUQUERQUE, Valéria. (Org.). A Nova Morfologia do Trabalho no Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2018.

IASI, Mauro. As Manifestações de massa e a dimensão estratégica. In: ABRAMIDES, Maria Beatriz; DURIGUETTO, Maria Lucia (Org.). Movimentos Sociais e Serviço Social: uma relação necessária. São Paulo: Cortez, 2014.

LAPYDA, Ilan. A "financeirização" no capitalismo contemporâneo: uma discussão das teorias de François Chesnais e David Harvey. 2011. 223 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. doi:10.11606/D.8.2011.tde-30092011-095732.

LEHER, Roberto. Universidade e Heteronomia Cultural no Capitalista Dependente: um estudo a partir de Florestan Fernandes. Rio de Janeiro: Consequência, 2018

MARQUES, Rosa Maria. O capitalismo financeiro e as políticas sociais: a nova face da contemporaneidade. In: RAICHELIS, Raquel; VICENTE, Damares; ALBUQUERQUE, Valéria. (Org.). A Nova Morfologia do Trabalho no Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2018.

MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro e ALMEIDA, Ney Luis Teixeira de. Apresentação. In: MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro e ALMEIDA, Ney Luis Teixeira de. I Seminário Internacional de Serviço Social na Educação e V Fórum de Serviço Social na Educação: “Educação e Serviço Social no Contexto de Crise do Capital”. Franca: UNESP – FCHS, 2019. E-Book.

MESZÁROS, István. O Desafio e o Fardo do Tempo Histórico. São Paulo: Boitempo, 2007.

MOURA, Dante Henrique. Ensino Médio Integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educ. Pesqui., São Paulo, v.39, n.3, p. 705-720, jul.-set.,2013.

NERI, Daniel e VILELA, Elenira. A Rede Federal de Educação é a Nova Petrobrás. In: GGN – O Jornal de Todos os Brasis, [s.l.], 21 dez. 2017.

NETTO, José Paulo e Braz, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008 (Biblioteca Básica do Serviço Social, v. 1)

PACHECO, Eliezer. Apresentação. In: PACHECO, Eliezer (Org.). Institutos Federais Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Fundação Santillana; São Paulo: Editora Moderna, 2011.

PACHECO, Eliezer. Institutos Federais: uma revolução uma revolução da educação profissional e recnológica. In: PACHECO, Eliezer (Org.). Institutos Federais Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Fundação Santillana; São Paulo: Editora Moderna, 2011.

RAICHELIS, Raquel. Serviço Social: trabalho e profissão na trama do capitalismo contemporâneo. In: RAICHELIS, Raquel; VICENTE, Damares; ALBUQUERQUE, Valéria. (Org.). A Nova Morfologia do Trabalho no Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2018.

SANTOS, Silvana Mara de Morais dos. SALVADOR, Evilásio; BEHRING, Elaine; LIMA, Rita de Lourdes de. Introdução. In: SALVADOR, Evilásio; BEHRING, Elaine; LIMA, Rita de Lourdes de (Org.). Crise do Capital e Fundo Público: implicações para o trabalho, os direitos e a política social. São Paulo: Cortez, 2019.

SALVADOR, Evilásio. Fundo Público, Crise e Financeirização da Previdência Social. In: SALVADOR, Evilásio; BEHRING, Elaine; LIMA, Rita de Lourdes de (Org.). Crise do Capital e Fundo Público: implicações para o trabalho, os direitos e a política social. São Paulo: Cortez, 2019.

SINASEFE - IFBA. Seminário Tire a Mão do Nosso IF: diálogos sobre Educação Profissional e Tecnológica. Palestra de Abertura com Prof. Dr. Penilson Silva Filho. 2019.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VIDOR, Alexandre; REZENDE, Caetana; PACHECO, Eliezer; CALDAS, Luiz. Institutos Federais: Lei nº 11.892 de 29/12/2008 – Comentários e reflexões. In: PACHECO, Eliezer (Org.). Institutos Federais Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Fundação Santillana; São Paulo: Editora Moderna, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.25247/2447-861X.2020.n249.p186-203

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Cadernos do CEAS: Revista Crítica de Humanidades
CEAS | UCSal | UNICAP
PPG em Políticas Sociais e Cidadania
Av. Cardeal da Silva, 205 – Federação.
CEP. 40231-902, Salvador, Bahia, Brasil.
E-mail: cadernosdoceas@gmail.com
ISSN (online): 2447-861X 

 

INDEXAÇÃO/DIVULGAÇÃO

Bases de Dados/Diretórios

  |  | 

 

Portais

 |   |

 

Filiação/Suporte Técnico/Identificador

 |  | 

 

Plataforma

 

Redes Sociais