Foco e Escopo

A Revista Direitos Fundamentais e Alteridade é um periódico do Programa de Pós-Graduação Sctrito Sensu em Direito da Universidade Católica do Salvador (UCSal) que tem como propósito publicar pesquisas realizadas em âmbitos nacional e internacional, tendo como linha editorial a temática dos direitos fundamentais. 

O Programa de Mestrado em Direito possui duas linhas de pesquisa, a saber:

Linha 1: Bioética, Alteridade e Meio Ambiente Social

Linha 2: Políticas Públicas e efetivação dos Direitos Fundamentais

A linha de pesquisa 01 investiga temáticas que comportam dois grandes eixos: Bioética e Direito médico/ Direito ambiental, incluindo, também Direito animal.

A linha de pesquisa 02 comporta investigação de temáticas relacionadas a políticas públicas e direitos fundamentais, englobando uma esfera extensiva de possibilidades de pesquisa.

Ambas as linhas estão unidas pela perspectiva do estudo da alteridade, em suas dimensões filosófica, ética e jurídica.

A Revista tem periodicidade semestral. 

 

Políticas de Seção

Dossiê Temático

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Bioética, Alteridade e Meio Ambiente Social

Esta seção contempla artigos acadêmicos pertinentes ao campo do Direito (nas dimensões dogmática ou zetética) voltados para o estudo da Bioética (nas dimensões Macro ou Micro), do Biodireito (e de suas especialidades, ex. o Direito Médico), do Direito Ambiental, do Direito Animal, além dos Novos Direitos contextualizados com as distintas Esferas Jurídicas da Alteridade e da Ecosofia.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Políticas Públicas e Efetivação de Direitos Fundamentais

Esta seção contempla artigos acadêmicos pertinentes ao campo do Direito (nas dimensões dogmática ou zetética) voltados para o estudo das mais diferentes esferas de efetivação dos direitos fundamentais.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação tem como ponto de partida a análise pela Equipe Editorial, que pode rejeitar de forma preliminar o artigo que não atender às linhas de pesquisa pertinentes e não estiver de acordo com as regras formais.

Após análise pela Equipe Editorial, o artigo será encaminhado, sem identificação, à análise por pareceristas, membros avaliadores do periódico, seguindo o sistema double blind review

Em caso de avaliações discordantes entre os pareceristas, quanto à publicação, é resguardada à Equipe Editorial a decisão final.

 

Periodicidade

A periodicidade da Revista é semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.