Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Territorialidades?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Submissão de Artigos e Resenhas

- Os artigos e as resenhas são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.

- Serão aceitos manuscritos com até três autores/as (um/a autor/a e dois/duas coautores/as).

- A coautoria implica em participação efetiva nas diversas fases de produção do texto.

- Serão aceitos artigos e resenhas em língua portuguesa, inglesa, espanhola e francesa, sendo que fica sob a responsabilidade dos/as autores/as a revisão do texto submetido (obrigatória).

- Os artigos devem ser originais e inéditos. Assim, não aceitamos manuscritos que já tenham sido publicados em outros periódicos, inclusive na forma de livros e/ou anais de congressos com registro.

- Os textos não devem estar sendo avaliados para publicação em outra revista.

- É terminantemente proibido qualquer tipo de plágio, difamação e violação de direitos autorais. Além disso, é de inteira responsabilidade dos/as autores/as a veracidade e autenticidade dos materiais e dados apresentados no manuscrito.

- Interessados/as devem submeter seus textos eletronicamente, a partir do cadastro no sistema SEER-UCSAL.

- As submissões devem ter pelo menos um(a) autor(a) com titulação mínima de mestre.

 

Normas para apresentação do Artigo

- Arquivo em formato Microsoft Word (até 5MB), formato A4.

- Os manuscritos devem ter, no mínimo, 5.000 palavras e, no máximo, 10.000 palavras, incluindo títulos, resumos, figuras, quadros, tabelas, imagens, notas e referências.

- A autoria não deve constar no trabalho. É responsabilidade dos/as autores/as substituir as referências à autoria pelo termo “AUTOR/A”. Para respeitar o anonimato dos processos avaliativos, informações sobre a autoria deverão ser indicadas apenas na submissão online.

- Margens 2,5 (superior, inferior, esquerda e direita).

- Título do texto escrito no idioma do artigo e no idioma português e inglês, quando estes não forem o idioma principal. Fonte Times New Roman, letras maiúsculas, tamanho 14, negrito, centralizado e espaçamento simples entre linhas. Subtítulo deve ser separado por dois pontos.

- Resumo/abstract de no máximo 200 palavras, escrito no idioma do artigo e, ainda, no idioma português e inglês, quando estes não forem o idioma principal do texto (recomenda-se passar por revisão de profissional especializado). Fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado, espaçamento simples entre linhas. Indicação de até cinco palavras-chave, separadas por ponto, com a primeira letra maiúscula.

- Texto do trabalho com espaçamento entre linhas 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12.

- Palavras de língua estrangeira sempre em itálico.

- Título das seções com a primeira letra maiúscula e demais minúscula, negrito, alinhado à esquerda, com numeração progressiva (algarismo arábico).

- Título das subseções, itálico, alinhado à esquerda, com numeração progressiva (algarismo arábico).

- Notas de rodapé no final da página. Fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado, espaço simples (as notas devem ser usadas com moderação).

- As ilustrações (mapas, figuras, gráficos, fotografias, fluxogramas, quadros, tabelas) devem ser inseridas no texto (não no final). Formato JPG ou TIF, resolução mínima de 300 dpi. Título indicado na parte superior, tamanho 10, Times New Roman, centralizado. Fonte indicada na parte inferior, tamanho 10, Times New Roman, centralizado na ilustração.

- Endereços de páginas na internet incluídos no texto devem estar ativos, sendo obrigatória a indicação do último acesso.

- Identificação de autoria do texto deve ser retirado do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo, assim, o total sigilo no processo avaliativo.

- Referências devem ser indicadas apenas no final do texto, e não em nota de rodapé. Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaço simples entre linhas. Um espaço simples adicional deve ser inserido entre uma referência e outra. Títulos de artigos e de livros, bem como o nome de periódicos devem estar em negrito). Qualquer dúvida, seguir as normas da ABNT (NBR 6023/2018).

 

Normas para apresentação de Resenha

- Resenhas são revisões críticas de livros recentes, de relevância nacional e/ou internacional, no campo de interesse temático da revista. Os livros devem ter sido publicados nos últimos 5 anos, no caso de obras internacionais, e nos últimos 4 anos, no caso de obra nacionais.

- Arquivo em formato Microsoft Word (até 2MB), formato A4.

- Os manuscritos devem ter, no mínimo, 1.500 palavras e, no máximo, 2.500 palavras.

- A autoria não deve constar no documento, e sim em seção específica da submissão online.

- Título da obra escrita em fonte Times New Roman, letras maiúsculas, tamanho 14, negrito, centralizado e espaçamento simples entre linhas. Subtítulo deve ser separado por dois pontos.

- Seguido pelo/s nome/s do/a/s autor/a/es/as da obra, local, editora, ano de publicação, total de páginas e ISBN. Fonte Times New Roman, tamanho 12.

- Margens 2,5 (superior, inferior, esquerda e direita).

- Texto escrito com espaçamento entre linhas 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12.

- Palavras de língua estrangeira sempre em itálico.

 

MODELOS DE CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

CITAÇÕES (NORMAS ABNT NBR 10520/2002)

 

a) Citação indireta:

- A concentração das atividades econômicas e sociais em determinadas cidades (SOUZA, 1996).

 

- O Estado de São Paulo tem um alto grau de integração entre suas capitais regionais (CORRÊA, 2011; DIAS, 2000).

 

- De acordo com Silva, Silva e Silva (2014, p. 5), com a decadência da cana-de-açúcar, o cacau ganhou destaque no litoral sul, além do sisal e outros produtos em outros locais do Estado da Bahia.

 

b) Citação direta de até 3 linhas:

- “a localização do poder político administrativo e a centralização correspondente dos agentes e das atividades econômicas” (SANTOS, 1993, p. 24).

 

- Lencioni (2006, p. 71) descreve que as metrópoles são “uma espécie de tradução urbana da manifestação socioespacial da globalização [...]”.

 

c) Citação direta de mais de 3 linhas:

- As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado (recomenda-se Time New Roman, tamanho 11), sem aspas e com espaçamento simples entre linhas.

 

Esse processo é expressão de uma nova época, na qual, a metrópole se coloca ao mesmo tempo como uma condição para a reprodução do capital, um meio utilizado para a sua reprodução e, ainda, um produto do próprio capital. Isso, num quadro de profundas alterações na dinâmica do capital imobiliário e financeiro, como estratégias de renovação da reprodução capitalista (LENCIONI, 2011, p. 136).

 

d) Observações:

- Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes. Exemplo: (LIMEIRA, A., 2007) e (LIMEIRA, G., 2009).

 

- Se, mesmo assim, persistir a coincidência, colocam-se os prenomes por extenso. Exemplo: (RAMOS, Larissa, 2000) e (RAMOS, Silvio, 2000).

 

- As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados em um mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espaçamento, conforme a lista de referências. Exemplo: De acordo com Silva (2017a) e Silva (2017b)...

 

- As citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula. Exemplo: (SANTOS, 1975, 1992, 2005) ou Albuquerque, Ramalho e Costa (1995, 2001, 2016).

 

- As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética. Exemplo: (MASSA, 2004; REIS, 2010; TUDOR, 2002).

 

- A expressão apud refere-se a “citado por”, “conforme”, “segundo”. Exemplo: Manson (1999 apud CALHEIROS, 2019) ou (RENNAN, 1975, p. 220 apud RIGOLETE, 2004, p. 21-59).

 

- Em citações com mais de três autores, indica-se apenas o nome do primeiro autor, acrescentando-se a expressão et al., e o ano. Exemplo: Elas também possuem funções urbanas bastante diversificadas e especializadas (GALVÃO et al., 1969), são densos, extensos e diversificados espaços urbanos que exercem funções centrais de alto nível.

 

REFERÊNCIAS (NORMAS ABNT NBR 6023/2018)


a) Livro:

OLIVEIRA, F. L. et al. (Org.). Os megaeventos e a cidade: perspectivas críticas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2016.

 

VILLA, S. B.; ORNSTEIN, S. W. (Orgs.). Qualidade ambiental na habitação: avaliação pós-ocupação. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

 

b) Capítulo de livro:

GORDILHO-SOUZA, A. M. Metrópole e gestão urbana corporativa: o que muda na produção recente das cidades brasileira? Impactos e tensões na Região Metropolitana de Salvador. In: SILVA, S. B. de M. e; CARVALHO, I. M. M. de; PEREIRA, G. C. Transformações metropolitanas no século XXI: Bahia, Brasil e América Latina. Salvador: EDUFBA, 2016. p. 233-280.

 

MARICATO, E. As ideias fora do lugar e o lugar fora das ideias: planejamento urbano. In: ARANTES, O.; VAINER, C.; MARICATO, E. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 121-192.

 

c) Artigos e/ou matéria de revista, boletim etc. (Periódicos):

D'OTTAVIANO, C.; PASTERNAK, S. Políticas recentes de melhorias urbanas: municípios pequenos e médios e favelas. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR), Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 75-88, 2015.

 

MOURAD, L.; FIGUEIREDO, G. C.; BALTRUSIS, N. Gentrificação no Bairro 2 de Julho, em Salvador: modos, formas e conteúdos. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 16, n. 32, p. 437-460, nov. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cm/v16n32/2236-9996-cm -16-32-0437.pdf. Acesso em: 28 de janeiro de 2018.

 

d) Monografias, dissertações e teses:

SILVA, M. P. O papel dirigente nas regiões metropolitanas de Salvador, Recife e Fortaleza: dinâmicas e limitações. 2017. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

 

e) Anais de eventos:

RUBIO, V. M.; ROSIN, J. A. de G.; SILVA, L. A. da. A dimensão ambiental nos projetos de urbanização de assentamentos precários e os desafios para a recuperação das áreas de preservação permanente. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE URBANIZAÇÃO DE FAVELAS (URBFAVELAS), 2., 2016, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...]. Rio de Janeiro: IPPUR/UFRJ, 2016. p. 1-24. Disponível em: http://www.sisgeenco.com.br/sistema/ urbfavelas/anais2016/ARQUIVOS/GT1-277-175-20160814234619.pdf. Acesso em: 28 janeiro de 2018.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

O envio de manuscritos originais à Revista Territorialidades implica autorização imediata para a sua publicação e divulgação, ficando estabelecido de antemão que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie aos/às autores/as. Se porventura os textos sejam aceitos e publicados em alguma edição do periódico, a Territorialidades se reserva todos os direitos autorais, inclusive de reprodução do conteúdo mediante a devida citação da fonte. A revista utiliza licença livre, Creative Commons, e não faz uso comercial do conteúdo.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na submissão serão usados exclusivamente para os serviços prestados pela revista, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.