Imagens de sentimentos e emoções animais: uma análise crítica

Luzia de Kassia Rocha de Souza, João Edmilson Fabrini

Resumo


Este trabalho pretende provocar a consciência da espécie humana a respeito da senciência animal, isto através da leitura visual de fotografias de animais, rótulos de alimentos lácteos e discussão textual. Elaborado a partir de revisão bibliográfica e debates em estudos sobre imagens, geografias e educação do Programa de Pós- graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados. Neste empenho, são apresentados três quadros de imagens inter-relacionadas: o primeiro são fotografias que capturam a espontaneidade de animais no concurso Comédia da Fotografia da Vida Selvagem (Comedy Wildlife Photography Awards), o segundo são fotografias jornalísticas em que há a expressão de animais de produção, mais especificamente as vacas submetidas a ordenha no Sistema Carrossel, o terceiro quadro de imagens, são montagens que remetem aos rótulos de alimentos lácteos. Para inferir que a evidência da senciência dos animais nas imagens em cada contexto, ressalta a conveniência dos interesses da espécie humana quando negligencia e enaltece as expressões de emoções e sentimentos de animais.

Palavras-chave


Fotografia; Senciência; Lacticínio; Propaganda

Texto completo:

PDF

Referências


BEHLING, Greici Maia e CAPORLINGUA, Vanessa Hernandezcritical, Educação ambiental crítica e a transição paradigmática do direito ambiental na desobjetificação dos animais. Ambiente & Sociedade [online]. 2019, v. 22. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1809-4422asoc20180128vu2019L2AO. Acessado em: 10 de Julho de 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acessado em 23 de agosto de 2021.

DARWIN. Charles, A expressão das emoções no homem e nos animais. São Paulo: Companhia das letras, 2009.

HOAG. Thomas Michael; LEMME. Celso Funcia. Indústria de alimentos de origem animal: riscos e oportunidades para o setor decorrentes das políticas de bem-estar animal. Rev. adm. empresas. vol.58 no.3 São Paulo May/June 2018.Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020180305. Acessado em 23 de agosto de 2021.

OLIVEIRA JR, Wenceslao M. de. Fotografias, geografias e escola. Signos Geográficos, v.1, p.1-15, 2019. Disponível em https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/60573. Acessado em 23 de agosto de 2021.

______ Tropas de imagens partilham o (não) saber geográfico: territórios contestados de poder. ISSN 2683-7404 Punto Su.r2 (enero-junio, 2020): [5-19] doi: 10.34096/ps.n2.8085. Disponível em: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/RPS/article/view/8085. Acessado em: 23 de agosto de 2021.

SINGER, Peter. Libertação Animal. Tradução de Marly Winckler e Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXAÇÃO/DIVULGAÇÃO:

Bases de dados/Diretórios:

 

  

      

  

    

 

Portais:

 

_________________________________________________________

Revista Latino-Americana de Direitos da Natureza e dos Animais

Salvador - Estado da Bahia - Brasil

e-ISSN: 2676-0150

 

Revista Latinoamericana de los Derechos de la Naturaleza y de los Animales

Salvador de Bahía - Estado de Bahía - Brasil

e-ISSN: 2676-0150

 

Latin American Journal of Nature Rights and Animal Law

Salvador - State of Bahia - Brazil

e-ISSN: 2676-0150