Perspectivas de proteção à dignidade dos animais no direito pós-moderno

Katiana Barbosa de Arruda, Gil Dutra Furtado

Resumo


A relação do homem com a natureza, particularmente no mundo ocidental, tem sido de dominação, de depredação e de dilapidação, principalmente, em relação aos animais. Entendendo o Direito como um conjunto de regras, leis e princípios, capaz de regular e garantir a integridade física e moral dos indivíduos, bem como um instrumento de proteção aos valores fundamentais, necessários para uma convivência harmônica entre os seres pertencentes a uma mesma comunidade; esse artigo veio propor uma discussão acerca dos direitos dos animais para além dos direitos humanos e ambientais. Afinal, já restou comprovado que os animais, assim como o homem, possuem desejos, percepção, memória, dor, fome, tristeza, alegria, entre outras sensações e, por conseguinte, podem ser considerados como sujeitos-de-uma-vida. No intuito de colaborar em defesa da tese dos animais como possuidores de direitos próprios e intrínsecos, para além de qualquer dúvida, fez-se necessário um olhar mais atento dirigido às leis que tratam da tutela animal e de um levantamento bibliográfico das obras de autores contemporâneos, comprometidos com a ideia de que é dever do homem não interferir na vida dos animais, mesmo que para isso seja preciso ir de encontro aos interesses da coletividade. Nesse sentido, o método de análise do tipo histórico-descritivo fez-se imperativo, sobretudo, pela necessidade de acompanhar os desafios surgidos ao longo do tempo e de analisar as conquistas já alcançadas. Desse modo, pôde-se constatar que do ponto de vista ético, filosófico e normativo não existem argumentos convincentes o bastante para negar aos animais direitos subjetivos, no entanto, faz-se urgente uma maior operacionalidade das legislações e uma interpretação mais sistemática das normas jurídicas como um todo, de modo que os animais possam ser incluídos definitivamente na categoria de sujeitos de direito.


Texto completo:

PDF

Referências


ALEKSANDROWICZ; Ana Maria C; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Humanismo, liberdade e necessidade: compreensão dos hiatos cognitivos entre ciências da natureza e ética. Disponível em:< http://www.scielosp.org/pdf/csc/v10n3/a02v10n3>Acesso em 14 de março de 2016.

BECHARA, Erika. A proteção da fauna sob a ótica constitucional. São Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2003.

BIZAWU, Sébastien Kiwonghi. (org.). Direito dos Animais: desafios e perspectivas da proteção internacional. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2015.

CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, vol.1: parte geral. São Paulo: Saraiva, 2007.

COSTA, M.A. Estruturalismo. In: MARTELOTTA, M.E. (Org.) et al. Manual de Lingüística. São Paulo: Contexto, 2008.

DALLARI, Dalmo de Abreu. O que são direitos da pessoa. 10 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

DARWIN, Charles. A expressão das emoções no homem e nos animais. Tradução Leon de Souza Lobo Garcia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

FENSTERSEIFER, Tiago. A dimensão ecológica da dignidade humana: as projeções normativas do direito (e dever) fundamental ao ambiente no Estado Socioambiental de Direito. 2007. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em:. Acesso em 19 de março de 2016.

FERREIRA, Rodrigo Costa. A quase-dignidade dos animais. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/datavenia/article/view/2115. Acesso em novembro de 2015.

FRANCO, Edgar. Será o Pós-Humano?: ciberarte e perspectivas Pós-Biológicas. Disponível em:< http://www.antropologia.com.br/colu/colab/c33-efranco.pdf. Acesso em 07 de março de 2016.

GALVÃO, Pedro. Os animais têm direitos? Perspectivas e argumentos. Lisboa: Dinalivro, 2010.

GLISSANT, Edouard. Tradução de Normélia Parise. O mesmo e o diverso. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cdrom/glissant/glissant.pdf .Acesso em 08 de março de 2016.

__________________.Introdução a uma poética da diversidade. Tradução de Elnice do Carmo de Albergaria Rocha. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.

MARÇAL, Vinicius de Medeiros. Sujeito de Direito: direitos de personalidade e sua disponibilidade relativa. Disponível em:< http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/2343/1874>.

MICHAELIS. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

MILARÉ, Édis. Direito do Ambiente. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2014.

OLIVEIRA, Flávia de Paiva; GUIMARÃES, Flávio Romero. Direito, Meio Ambiente e Cidadania: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Madras, 2004.

QUARESMA, Alexandre. Humano-pós-humano: flagelos e perspectivas de um ser em metamorfose. Disponível em:< http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/humano-pos-humano-flagelos-e-perspectivas-de-um-ser-em-metamorfose-de-alexandre-quaresma-2/> Acesso em: 15 de abril de 2016.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2009.

RODRIGUES, Danielle Tetu. O direito e os animais: uma abordagem ética, filosófica e normativa. Curitiba: Juruá, 2006.

SANTOS, Jair Ferreira dos. O que é Pós-Moderno. São Paulo: Brasiliense, 2012.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 34 ed. São Paulo: Meilheiros, 2011.

SILVA, Tagore Trajano de Almeida. Direito Animal e Pós-Humanismo: formação e autonomia de um saber pós-humanista. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/RBDA/article/view/9144/6591. Acesso em 07 demarço de 2016.

SILVEIRA, Rosa Maria Godoy. Educação em Direitos Humanos: Fundamentos teórico-metodológicos. In: O valor do homem e o valor da natureza. João Pessoa: Editora Universitária, 2007.

TOCCHETTO, Domingos. Perícia Ambiental Criminal. São Paulo: Millennium, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXAÇÃO/DIVULGAÇÃO:

Bases de dados/Diretórios:

 

  

      

  

    

 

Portais:

 

_________________________________________________________

Revista Latino-Americana de Direitos da Natureza e dos Animais

Salvador - Estado da Bahia - Brasil

e-ISSN: 2676-0150

 

Revista Latinoamericana de los Derechos de la Naturaleza y de los Animales

Salvador de Bahía - Estado de Bahía - Brasil

e-ISSN: 2676-0150

 

Latin American Journal of Nature Rights and Animal Law

Salvador - State of Bahia - Brazil

e-ISSN: 2676-0150